BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

13 abril 2010

Os cães e a praia

Quem passa por aqui regularmente, sabe que tenho uma cadela louca...a Lucky Maria! Gostava de a levar à praia, pois gostava! Só não levo porque o bicho morre de medo de andar de carro e acho cruel obrigá-la quando não é estritamente necessário!

Mas avancemos: não tenho nada contra quem leva os cães, gatos, piriquitos ou qualquer outro animal de estimação para a praia. Agora, tenham lá a santa paciência: controlem os bicharocos!

Uma coisa é levá-los quando não há pessoas a fazer praia, ou tê-los presos pela trela! Outra é levá-los com a praia cheia e deixá-los andar por ali como se fossem os reis da areia, a correr por todo o lado e a incomodar toda a gente!




Há lá coisa melhor que estender a toalha em cima de um presente previamente deixado por um cãozinho lindo, deitar-mo-nos acabadinhos de sair da água e passar um canídeo a correr por nós e a transformar-mo-nos num croquete de areia?

23 cores:

Anónimo disse...

Mas há leis que proíbem os cães na praia.
Mas é sempre o mesmo: temos as melhores leis da Europa, e depois ninguém as faz cumprir.
Bjos.

Jedi Master Atomic disse...

A falta de respeito pelos outros é algo comum aos portugueses.

Olhos Dourados disse...

Concordo contigo.

Purple disse...

É verdade, e a culpa não é de todo dos animais que só querem divertir-se.

Mas haja paciência.

Beiju

Lane Ferreira disse...

É a falta de educação nativa do ser humano.. se comportam na praia como se estivessem na casa deles!!
Deixando de respeitar o limite dos outros, ninguem é obrigado a levar com os bichinhos se não gosta..
bjinhos

Su disse...

Isso é porque não há educação nem respeito pelas pessoas...

Beijinho *.*

Elsa Frescata disse...

Oi , obrigada pela visita , vou voltar também ao teu cantinho , beijinhos

Cuca disse...

Lia vou dar-te um grande conselho sugerido pelo treinador da minha cadela: sempre que um cão tem medo de algo temos mesmo de obrigá-lo a encarar esse medo porque se afastares esse medo o cão nunca mais ultrapassará essa fobia. A minha cadela tinhas grandes fobias e foi o treinador que me disse para obrigá-la a encarar todos os medos pois só assim ela acalmava. Hoje de manhã, por exemplo, assustou-se com um pneu (!!!) junto ao caixote do lixo. Fugiu e puxou-me. Obriguei-a a encarar o pneu e ali ficou a tremer até que começou a cheirar o pneu meia desconfiada e acalmou. Depois, passámos por uma mota - parada - e morreu de medo. Mais uma vez puxou-me. Dei cinco voltas à mota para ela perceber que uma mota parada não lhe faz mal nenhum. Entretanto, estava uma senhora à janela com um ar mto estranho a olhar para mim. Pensou que eu era louca, de certeza. É que as fobias nos cães podem-se transformar em agressividade e foi isso que aconteceu com a minha cadela. Não tenhas receio. Coloca-a dentro do carro através de um bocadinho de salsicha (o treinador ensinou-me este truque), dá-lhe muitas festinhas e vais ver que com o passar dos tempos ela já não tem medo de andar de carro. Bjs e boa sorte.

Bailarina disse...

Eu Adoro ver cães a correr na areia... Mas só quando não está lá ninguém...
Bjinho*

maria teresa disse...

É falta de educação das pessoas...
de civismo até. Os "nossos" cães vão à praia fora da época balnear e mesmo assim debaixo de um grande controlo, há sempre outros cães que podem surgir e pode armar-se uma grande briga, ou haver outras pessoas...
Abracinho

Indecisa disse...

Não podia estar mais de acordo. e que se note que gosto muito de animais.

beijinho
*

Shell disse...

Completamente de acordo ! :x é verdadeiramente intragável * beijinho

a Gaja disse...

Aqui na praia de Faro há um cão que anda sempre a vaguear na areia (é de alguém da zona) e no ano passado deitava-se sempre na sombra da nossa sombrinha e nós que queríamos sombra nem ve-la que o menino não deixava. Gosto muito de animais mas em pleno Verão na praia não concordo.

Sininho disse...

O meu cão vai todas as semanas à praia para “esticar as pernas”. Mas nasceu no Inverno, ainda não viveu nenhum Verão. Mas também já pensei nisso, porque frequento praias sobrelotadas (infelizmente) e é realmente muito chato estar descansada, deitadinha na toalha, e passar um bicho destes por cima de nós ou atirar-nos com areia. E o meu não dá para pegar ao colo e controlar facilmente! Como é grande normalmente as pessoas têm. E como comentei no post anterior, acho que é obrigação dos donos não permitir que os seus animais incomodem os outros.
Não são permitidos cães na praia, é verdade, mas não vejo qualquer problema nisso no Inverno, quando as praias estão desertas. Além do mais, é uma pena não existir no nosso país parques próprios para cães, como acontece noutros locais. Assim, eles teriam um espaço adequado. Mas se nem sequer se investe em espaços verdes para nós, vão lá lembrar-se dos animais.
Quanto ao medo do teu cão, a Cuca deu-te um óptimo conselho. O truque é sempre fazer associações positivas. Devagar e sem pressões faz com que o teu cão enfrente o que lhe causa ansiedade e recompensa-o com comida e elogios! Para além dos saquinhos para as necessidades, saio sempre à rua com muitos biscoitinhos de cão, que também servem para o chamar quando se afasta! O meu cão é um vendido por comida! ;)

Anónimo disse...

Só levo as minhas meninas à praia no inverno. E só se não estiverem outros cães é que as solto, que é para não haver confusões.

Sininho disse...

Medo. É a palavra que falta no post anterior: Como é grande normalmente as pessoas têm medo.

Ivan Mota disse...

Nesta altura do ano é difícil controlar essa situação. É esperar pelo bom senso dos donos. A partir de 1 de Junho é martelar em cima do Nadador Salvador para que ponha os ditos animais fora dali.

Anónimo disse...

Porque que as pessoas podem andar na praia,jogar jogos,os putos atirarem areia por todo o lado e não pode haver cães?
Eu tenho seis cães(uma matilha...)e recuso-me a não poder leva-los á praia pelo simples facto de serem cães.Acho que é discriminação!Os bichos não fazem mal a ninguem e divertem-se,teem o mesmo direito a estar na praia como o primeiro ministro.
E claro que existe sempre um espertinho que chama a autoridade competente,mais por querer chatear do que por qualquer outro motivo.
R.

Anónimo disse...

É mesmo! E as crianças também que os pais muitas vezes não tomam conta delas.
Beijinhos

Anónimo disse...

Eu costumos frequentar prais em que os jogos sao proibidos (alias tem espacos destinados a isso) e em relacao aos animais continuo a dizer que nao tenho nada que estar na praia e estar a levar com "presentes" e outras coisas mais dos animais!
Tudo bem que eles teem todo o direito do mundo mas havemos de saber distinguir as situacoes!!!!
Efim....

Kikas disse...

na minha opinião, acho que deveria haver praias próprias onde ir com os cães. ou então levá-los de manhãzinha, quando está pouca gente!

Bloguótico disse...

Eu dria que o cartonn diz tudo!!!!

Razgriz disse...

Infelizmente esses "presentes" que incomodam tanta gente nas praias são culpa dos donos que não os apanham.
Qualquer dono dedicado mesmo que à distância controla o seu amigo canino. Agora é verdade que tal como as crianças há cães que entram praia fora e é tudo deles, esses sim deveriam evitar as praias até se portarem como deve ser, algo que depende do dono ensinar e não do cão fazer como se tivesse nascido ensinado. Eu tenho um verdadeiro "Marley" em casa com quase 2 anos e não nunca o levei à praia porque ele ás vezes é incontrolável por ainda ser "cachoro". De qualquer maneira é um crime (ou quase um) levar uma cão para a praia no Verão, e não digo isto pelos banhistas mas sim pelos cães em si. Uma praia no Verão cá tem temperaturas insuportáveis e praticamente nenhuma sombra para o dito se puder refrescar. Sinceramente preferia ter um cão a saltar por cima de mim enquanto eu tentava apanhar um banhito de sol, do que ter muitas aventesmas nas praias portuguesas que fumam e bebem e comem e chegam a ter um caixote ali a meia dúzia de paços delas e atiram as coisas para o chão e não querem saber. Chegam ao cúmulo de ter uma autentica lixeira à volta deles mas se aparece um cão sossegado e treinado à praia o dono desse cão é logo convidado a retirar-se da praia ou mesmo multado e a aventesma continua a encher de lixo a praia à sua volta.
Eu só não concordo com cães na praia no Verão pela sua própria saúde que está em risco.
Agora como também li em vários blogs as praias de Faro chegam a parecer autênticos canis no Verão. Se as autoridades designassem um espaço próprio (digo praia exclusiva) para cães se calhar as coisas seriam diferentes no país. E isto tanto nas praias como nas cidades, se existissem parques só para cães devidamente condicionados mas com espaço para eles puderem correr à vontade muito provávelmente existiriam menos "presentes" nas nossas ruas e menos cães a incomodar gente que se for preciso masca uma pastilha e atira-a para o chão.