BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

09 junho 2010

As vitórias deles também são minhas (aviso: post longo e lamechas)

O J. tem 17 anos e anda no 11º ano!
Quando tinha 10/11 anos o J. foi atropelado ao chegar a casa, quando atravessava a passadeira! Felizmente, o pai dele esperava-o à janela, viu e desceu a correr. Como é médico fez-lhe a reanimação mas mesmo assim o J. esteve uns bons minutos sem oxigénio no cérebro...
Depois de 3/4 meses em coma, o J. acordou! Os médicos disseram aos pais para não esperarem melhoras, ele nunca faria mais do que vegetar numa cama! Falar, andar, ser autónomo seria impensável para ele! 
Com uma força de vontade extraordinária ele lutou, fez fisioterapia e esforçou-se ao máximo! Perdeu apenas um ano de escola, corre e joga à bola com os amigos!
Sim, vê-se que é diferente, que tem mais dificuldades que os outros miúdos da idade dele! Nunca teve uma namorada e não tem muitos amigos! Tem colegas que o ajudam no dia-a-dia, quando ele precisa, mas que não o convidam para sair à noite...
Os pais protegem-no como podem, morrem de medo que ele pratique desportos de equipa porque qualquer pancada na cabeça pode ser muito grave! E o maior sonho dele era seguir desporto...

A mesma teimosia que o fez levantar-se daquela cama do hospital fá-lo seguir em frente achando que sabe tudo! É um puto difícil porque tem que ser à maneira dele e só assim! Na explicação, tenho que ter uma paciência de santa (olha quem) para o levar a fazer o que eu quero e como eu quero!
Este ano vai chumbar o ano! Tem dificuldades na visualização espacial e em raciocínios mais complexos e eu sempre achei que ele não vai conseguir fazer matemática A. Falei com os pais sobre isso, que me disseram para fazer o melhor que posso, que eles não têm expectativas, só querem que ele continue a tentar!
Ao J. digo que tudo depende do trabalho dele! Que não pode ser tão preguiçoso (e ele é, mesmo!) e tem que estudar a sério!
Agora, no ultimo teste do ano o J. esforçou-se! Finalmente fez o que eu lhe disse para fazer, estudou o que eu aconselhei e não o que ele julgava importante e teve 11! Já não salva nada, vai repetir tudo para o ano, mas foi uma positiva! Ficámos todos tão, mas tão felizes! Com um orgulho imenso!

E quando ele me diz "eu estudei por ti, não foi por mim porque já não servia de nada, mas queria ver-te orgulhosa de mim"...bem... aí uma lágrima tem que correr, não há maneira de impedir! 

São estes momentos que dão sentido à vida, não são?

(Eu avisei que o post era longo, parabéns e obrigada por teres lido até aqui!) 

26 cores:

Kikas disse...

acreditas que fiquei com lágrimas nos olhos? o j. superou-se a si mesmo e aos que não acreditavam :')
e deves ter mesmo orgulho por, finalmente, te ter dado ouvidos.. e ter valido a pena :D

B. disse...

No meu trabalho lido com muitas pessoas como o J. e digo-te que é por pessoas assim que tudo vale a pena - são pequenas grandes vitórias, repletas de sentido e emoção. Uma verdadeira lição de vida ;-)

Anónimo disse...

Oh pá, maravilhoso.
Deves ter-te sentido tão feliz!
E sim, são momentos desses que dão sentido à vida.
Um beijinho.

Su disse...

Maravilhoso... =)
o J. quis mostrar a todos que era capaz... =)
Post muito sentido...
Parabéns pelo teu esforça... pela tua paciência!

Beijinho *.*

Suspiro disse...

Olha senti uma lagrimita a querer sair. Historia triste e muito bonita... É para ouvir estas coisas que vale a pena seres professora/ explicadora não é??

Kat disse...

:) agora não consigo "falar"...

Bloguótico disse...

Há onzes que valem por vintes!! Parabéns a ambos! ;D

Anónimo disse...

Só são longos os textos sem interesse, ainda que sejam pequenos. A gente nem sabe o que dizer deles.
Aqui dava para fazer um comentário do mesmo tamanho, mas não o faço porque não quero ficar, também, com uma lágrima no olho (já fiquei...).

Kaja e 15 disse...

Este post não tem nada de lamechas.
É simplesmente destes actos e esforços que todos precisamos de fazer enquanto humanos que somos.
É daqueles posts para reflectir.

Tia Complicações disse...

Parabéns ao J.é à professora que lhe incutiu no espírito a vontade de vencer.
Beijos * * *

Li disse...

São estes exemplos de coragem que nos fazem perceber que temos uma boa vida, mas mesmo assim passamos o dia a queixar-nos... Parabéns a ele por ter-se esforçado e tentado ultrapassado as barreiras que lhe vão aparecendo e parabéns a ti por o teres ajudado:-)
beijinhos

Raquel Coelho disse...

Emocionei-me a ler este post.

Independentemente de tudo ele é um vencedor!

Mil pétalas...

Rafeiro Perfumado disse...

Não é longo, é lamechas mas é também um prazer ler estas histórias de vida, que nos fazem pensar, e muito.

Beijoca!

Mr. Me disse...

Um vencedor apoiado por grandes pessoas. Gosto!

Ele que continue a dar-lhe com alma!

Fantástico!

Odalisca disse...

Ate eu fiquei... :) Incrivel!

Vaca na Lua disse...

Há momentos que não se explicam, apenas se sentem! E aqui na Lua, este post foi também sentido!

Bjito grande directamente da Lua

Brinquinho da cantareira disse...

Até fiquei com um coraçaõ apertado..
O post bem que podia ser mais longo..
PARABÉNS A TI...
PARABÉNS AO J.

ESTOU ORGULHOSA DE TI:)

- Sílvia ♔ disse...

- mais uma vez adorei o que li (:
- muitos parabéns ^^
- um beijinho e bom fim-de-semana .

Shell disse...

Obrigada por fazeres rolar aqui também uma lágrima :) Realmente há histórias de luta que comovem... Para o ano de certeza que vai ser melhor ! Só mais um pouquinho de força de vontade dele * beijinho

Bruno disse...

uma grande lição :)
Parabéns a ti e a ele ;)

***

ps.: obrigado pelos parabéns :)

Sininho disse...

Só por si, o facto de ele ter conseguido uma nota positiva já foi muito bom. Para ele, para os pais e até para ti, porque o ajudaste e o convenceste a acreditar que conseguia. Mas ele agradecer-te e dizer-te que o fez por ti, deve ter sido qualquer coisa! São os tais momentos que dão sentido ao nosso esforço e empenho. Daqueles elogios que nos aquecem a alma. Parabéns também para ti!

a Gaja disse...

O J. é um doce de rapaz, pelo menos parece-me. Acredito que sintas orgulho dele...

Jedi Master Atomic disse...

Muito dificil esse trabalho, sem duvida. Boa sorte para o J.

Olhos Dourados disse...

Até a mim me veio a lágrima ao olho!

D* disse...

Olha não foi comigo e fiquei com as lagrimas nos olhos. São estes os nossos pequenos orgulhos e que nos fazem continuar.

beijinhos

Anuska disse...

Dace arrepiei-me e tou com as lagrimas a flor dos olhos... parabéns miúda assim vale a pena, mesmo.