BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

04 setembro 2010

Bolonha foi a melhor invenção depois da roda...ou não, ou não!

Para quem não sabe, o Processo de Bolonha não fez mais do que transformar os bacharelados em licenciaturas e estas em mestrados! (Eu sei que não é isto que era suposto mas alguém me dá provas que não foi isto que aconteceu?)
Isso quer dizer o quê no meu caso concreto?
Que não posso fazer um mestrado na área do ensino, que é a que me interessa, porque já tenho o estágio pedagógico realizado e não o vou repetir! E obviamente não posso ir tirar um doutoramento sem ter um mestrado... 
Resumindo: posso tirar um mestrado numa área que nem me interesse muito só porque sim ou posso continuar com uma licenciatura que, embora seja Pré-Bolonha, e teoricamente valha o mesmo que um mestrado actual na prática já não tem o mesmo peso....

Se não for bem assim, alguém que me explique, por favor!

10 cores:

Lady Me disse...

Bolonha é mesmo uma grandessíssima m*rda!

Não faz sentido nenhum isto ter efeitos retroactivos, que é o que parece que tem! Já bem chega a porcaria em que transformou as licenciaturas.! Era escusado afectar também quem já fez o curso antes disto. Espero que consigas resolver o teu problema! Beijinho*

Anónimo disse...

Não sou a pessoa indicada para avaliar da veracidade da tua teoria.
Mas habituado que estou a ver cá por casa o desvanecer do entusiasmo por uma profissão que se abraça por amor, acredito que esta seja mais uma machadada na ambição de quem quer fazer mais pela desgraça de ensino que temos.
E digo eu, há mais de 10 anos, que "isto já desceu tão baixo, que só pode vir a subir"...

Anónimo disse...

Também ainda não percebi, querida, mas acho que fazendo umas cadeiras ficas como mestre.
No meu é assim.

Kikas disse...

eu não percebo nada disto mas bolonha é uma treta.. é mais fama que outra coisa, eu acho. blá blá blá, para facilitar o reconhecimento na ue. what?? conheço uma rapariga que emigrou e é mais mal paga que o namorado (tiraram o curso na mesma altura mas em univs diferentes. mas tudo com processo de bolonha), no mesmo trabalho, porque o curso dela não é minimamente reconhecido.
eu não percebo nada disto mas vão mas é pentear macaquinhos!

B. disse...

Acho que depende dos casos. Eu fiz antes de Bolonha e agora estou a fazer um mestrado para pessoas nas mesmas condições - até exigiam experiência profissional na área.

a Gaja disse...

Olha eu andei a queimar pestanas e bolonha só lixou a quem estava a meio de tirar o curso e que já tinha tirado. uma grande treta...

Anuska disse...

Ora bem sem tirar nem pôr...bullshit

Ana Sousa disse...

Eu também vejo a situação assim, andaram um título para cima (ou para baixo, não sei como dizer) mas a educação mantêm-se uma porcaria e quem se lixa é o mexilhão. Não sei como será o teu caso, mas eu pertencia a última turma pré-bolonha e custou ver a turma do ano seguinte licenciar-se em 3 anos, quando eu estava no 4º e era obrigada a fazer o 5ª. Pensamos que era totalmente injusto e pedimos ao presidente do Conselho Directivo e ao Reitor que nos permitisse em mais um ano fazer duas disciplinas que faltavam para completar os créditos (ou ECTS, como lhes queira chamar) de Mestrado e a respectiva dissertação, e isto ao preço das propinas da nossa licenciatura. Insistimos muito, pode-se dizer que fomos chatos mas conseguimos.

Não sei há quanto tempo terminaste o curso, mas se conseguissem (ex-alunos) negociar com a Faculdade as equivalências e o que têm que fazer para alcançar o título de pseudo-mestre de Bolonha. Porque é injusto ficares assim. Agora ainda se fala de pré e pós Bolonha (não que se dê o devido valor) mas daqui a uns anos já ninguém vai querer saber. Licenciado é Licenciado. Mestre e Mestre.

Olhos Dourados disse...

Pois, eu estou na mesma situação que tu!

Odalisca disse...

O Bolonha só veio atrasar mais o país!