BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

16 setembro 2009

Excrever bem PT


Não sou nenhuma profissional do português, reconheço isso. Não sou tão eloquente quanto gostaria, dou alguns erros e os acentos às vezes são um mistério dificil de desvendar!
Faço muitas abreviaturas, os porque transformam-se em pq, os tudo em td, os não em n, e por aí fora, já deve ter dado para perceber a ideia!
Isto para chegar onde? Ao "novo português", o das mensagens escritas e do msn, aquele em que os S se tranformam em X, os Q em K, mesmo quando daí não vem nenhuma vantagem em termos de poupança de espaço ou de tempo. Faz-me uma confusão no ossinho do figado ver o português assassinado desta forma.
E se uma coisa é escrever assim uma mensagem, depois há quem escreva assim na escola (xcreva axim na xcola), em blogs e onde mais escrever! Depois não querem que haja gente que diz que os blogs vieram "matar o português"....

De ressalvar que não estou a falar de quem dá erros porque não aprendeu melhor, estou a falar de quem troca letras só para "xer cool", tem lógica?

E agora um desafio, há uns tempos uma prima minha mandou-me uma mensagem que começava assim: "owa pmx kdx"...quem adivinhar o que quer dizer ganha..bem, não ganha nada, só o reconhecimento internacional de ter descoberto!!!

30 cores:

Unknown disse...

Olá! Pois é, quando estávamos na nossa adolescência (já lá vão mais de 10 anos, credo), já fazíamos muitas dessas abreviaturas mas para nós relativamente fáceis de compreender. Actualmente quando olhamos para SMS ou conversas de MSN escritas por malta de 16 anos até nos benzemos. Aquilo é indecifrável. Suspeito que a tendência é para piorar. Devem ser pessoas muito ocupadas, com pouco tempo para comunicarem :)

Beijos grandes paixão

PB disse...

Esse português irrita-me tanto e pior é quando não são os putos a usá-lo apenas...
Beijinhos

Artemisa disse...

É verdade... Mas o pior não é escrever assim em SMS... O pior é quando os miúdos, e alguns graúdos, esquecem-se realmente como se escreve em bom português...

"owa pmx kdx"??? Eu até costumo ser boa a traduzir estas coisas... Mas esta passa-me ao lado... "owa" eu diria que era "olá"...

Bjx

a Gaja disse...

A mim irrita-me muito mesmo e porquê? porque eu não consigo perceber o que muitas vezes as pessoas escrevem...no teu mini concurso nem uma batata ganhava, não chego lá...isso é muito para a minha cabecinha.

.:: Lee ::. disse...

tendo em conta que tenho um irmão que tem 12 anjos e escreve mais ou menos assim (vá...sem tanto apetrechos nas palavras k isso é mais coisa de gaja), tenho a dizr que aí esta escrito "ola prima querida" ou acrescentando os x's "ola primax queridax" =/ as vezes o decifrar dessas mensagens torna se melhor que jogar sudoku ou palavras cruzadas no que respeita a paciencia =/

Suspiro disse...

ola prima queriduxa!!! ;)lol não ta facil não. beijocas

Anónimo disse...

Como tu disseste que foi uma prima a mandar a sms é fácil (caso contrário era "impossível"): "olá prima querida". Quando muito seria "queriduxa" mas o "x" deve ser só para dar estilo.

Eu ainda continuo a trocar umas letras (além de abreviar o que tu também abrevias): escrevo "x" em vez dos "ss" e "k" em vez de "que". Mas só nas sms e no messenger.
Agora, quando recebo sms do género do teu exemplo, a minha resposta é pura e simplesmente: Traduz! Se traduzirem, óptimo, se não o fizerem, não é isso que me vai tirar o sono e ignoro a sms. :)

Bjo!

Nadyta disse...

É uma coisa impressionante essa coisa dos x por todo o lado... enfim...

Eu como já aqui foi dito aposto no "olá primas queridas, ou primos queridos" mas pronto há algumas que é quase impossível decifrar LOL

Beijinhos

Anónimo disse...

Ah... Lembrei-me de uma coisinha! eheh

Eu nos meus comentários abrevio o "beijo"... É uma coisa tão instintiva que quando reparei nisso (há pouco tempo)ia dando-me um "ataque"! :D

Mas pronto... Agora que comecei não vou mudar! Por isso aqui vai outro:
Bjo! :)

Pochinha disse...

'Olá prima querida'? xP

Também detesto os x, e ultimamente tenho tentado cortar nos k e trocá-los pelo q. Mas acho que em parte também é uma questão de idade. Quando tinha 12, 13 anos escrevia com tantos bonecos e abreviaturas esquisitas que agora já mal percebo algumas conversas que guardei do msn. Depois fui 'amadurecendo'... E evito escrever assim em locais públicos. Até porque se me descuido ainda começo a presentear os meus professores com catástrofes ortográficas. xD

bj

Pp_FANTASMA disse...

Desisto:/
É este o meu sentimento relativamente a este tipo de modernices.
Ks

Lia disse...

Fernas - o pior não são os miudos, é o pessoal da nossa idade e mais velho a escrever assim (a minha mãe manda sms com k, lembras-te????)

PB - é que não são mesmo, e isso é triste!

Aninhas - acertaste no olá!!!

a Gaja - pois, a minha prima fala em código

.::Lee::. - muito bem, houvesse prémio e era teu!!!

Suspiro de Baunilha - Boa!!! És uma mestra dos enigmas!!!

Coiso - as abreviaturas não me fazem confusão, escrever de forma ilegível é que me "inerva"

Nadyta - apostaste bem, sim senhora

Pochinha - pois, quando se escreve assim mas se toma consciência e se corrige já é meio caminho andado!

PP_FANTASMA - eu só não desisto porque decifro imensas mensagens assim por dia!

-Joana disse...

É fácil: olá prima querida! O x é só para o estilo :P

Unknown disse...

Sei que dou muitos erros e não sei onde por os pontos mas na escola sempre foi assim e os professores ajudavam mas nunca descobriram o problema.

beijinhos

Olhos Dourados disse...

Será "Olá prima querida"?
Aqui há tempos também escrevi um post sobre isto. Também não gosto nada e acho uma estupidez. Recuso-me a responder a quem me escreve assim!

Unhas de princesa disse...

Também detesto ver essas trocas e baldrocas de letras!
Qualquer dia é preciso inventar um novo dicionário para descobrirmos o significado dessas palavras!!!
Beijo*

Only Words disse...

O português é a minha ferramenta de trabalho, pelo que respeito imenso a língua e a escrita. Abomino essa nova escrita, dá-me volta às entranhas. Tenho amigos que dizem não conhecer pessoas que façam como eu ao enviar mensagens, uma vez que chego ao ponto de colocar pontuação e tudo e tudo!!! Enfim...modernices que não se entendem!

Unknown disse...

Eu sei disso eu tambem não percebo

Last Lion disse...

xamax a ixo portuguex?? LOL

Sinceramente não sei o que vai na cabeça dos putos de hoje.
Enfim... va la eu trocar os C ou Qu por K's e já estou na onda e tal :P

Beijinhossssss

S* disse...

Eu tentei, mas nao percebi o significado dessa mensagem.

Esforço-me por escrever bem. E nao custa nada!

Galo disse...

Bem, em primeiro lugar quem dá erros porque não aprendeu melhor, ou é estúpido ou andou a gozar com o sistema.
A escolaridade obrigatória já é de 9 anos há muito tempo (e agora acho que são 12...) e com 9 anos de escolaridade qualquer pessoa medianamente inteligente tem obrigação de escrever sem erros. Ainda para mais que qualquer "ferramenta" de edição de texto está equipada com corrector ortográfico.
Depois a questão das abreviaturas só faz sentido nas SMS, onde o número de caracteres é limitado. Nunca num blogue, mas aí há o direito de opção de cada um. Só vai a blogues "axim" quem quer.
Por último o desafio.
Não faço a mínima ideia do que "aquilo" quer dizer.
Ainda se fosse em chinês... eheheh.

P.S. Quando eu andava na escola, a escolaridade era de 4 anos (4ª classe) e ai de mim e das minhas mãos se desse mais de dois erros num ditado.
Mas se isso não se passou no tempo em que os animais falavam, passou-se no tempo em que uma professora primária não dava erros ortográficos, ao contrário do que acontece hoje com algumas do secundário.

Anónimo disse...

isso para mim é chines....loool

Lia disse...

Rainbow - Dizes que é fácil só para picar, certo?

Marianinha - uma coisa é dar erros porque não se consegue fazer melhor, outra coisa é assassinar o português usando apenas duas letras (o X e o K)

Olhos Dourados - e fazes muito bem em não responder. Eu tenho que o fazer porque geralmente são alunos

Unhas de princesa - um diXionário, atenção!

Only words - imagino que para quem, como tu, trabalha com o português todos os dias, lhe custe ainda mais ver estas "modernices"

Lion Master - tenx raxão, n é portuguêx

S* - Já viste nos outros comentários? É prima querida

Galo -não sejas tão radical! Ah pessoas com dificuldades de aprendizagem, não quer dizer que sejam estupidos nem burros!!! A minha professora da primária também era muito exigente e eu ainda hoje lhe agradeço.

Asiram - não é chinês, é português moderno, LOL. Pmx - prima (primuxa) Qdx - querida (queriduxa)

sakura disse...

Nos primeiros tempos do meu blog escrevi um post parecido...mas sabes o que era pior...é que estes erros surgiam em supostas cartas de amor. LOL.
E claro que não eram do meu Menino que escreve divinamente.
Bjinhos***

Unknown disse...

Tambem adoro italia tambem tenho o sonho de lá ir primcipalmente á toscana e a roma passando por positano.

beijinhos

Anónimo disse...

Eh pá, isso parece retirado de um livro de instruções de um electrodoméstico fabricado na China eheheh.
Pois... e os erros que se dão hoje em dia... "num habia nexexidade".
Eu uso o corrector ortográfico do Word ou do Firefox.
Porque ninguém pode ter a pretensão de saber tudo, não é?

Galo disse...

Também tenho essa opinião.
Aliás, até estou convencido que a maior parte da população é, apenas, medianamente inteligente e depois há uma pequena minoria de estúpidos e de génios.
Por isso é que eu não acho que seja estupidez, mas sim displicência da parte de quem aprende, motivada pela falta de rigor de um sistema onde o facilitismo até serve para iludir as estatísticas.
E daqui por uma década, Portugal vai passar a ser o país da Europa (se não do mundo) com a maior taxa de cretinos diplomados. Cretinos que já não souberam aproveitar a escolaridade obrigatória e que agora se passeiam pelos Centros de Formação Profissional, a receberem bolsas e subsídio de transporte, para ficarem com equivalência ao 12º ano. Ainda que, na realidade, continuem a ter alguma dificuldade em escrever o próprio nome (exagero), tal é o nível a que desceram esses cursos profissionais.

Beijinho

Kikas disse...

oh, eu sei o que quer dizer: olá primos queridos! (ou assim xD) eu sou uma adolescente moderna pah, e orgulho-me de não escrever assim! já escrevi, mas isso é passado :P lool

A♥ disse...

Costumo abreviar muito para falar no msn, apenas para ser mais rápido.
Mas excrever axim... epah, isso é que não! Acabam por escrever quase o mesmo número de caracteres, portanto não percebo a lógica desta moda.
Big Kisses

Daniela disse...

Se há coisa que me deixa irritada é "enfiar" x's e k's em tudo o que é palavra!