BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

27 novembro 2009

Regionalismos

Para quem não sabe eu sou alentejana, mas fui muito pequenina viver para o Algarve. Vai daí convivi a vida toda com essas duas "culturas".
Agora, por opção, vivo em Coimbra o que faz com que, em mim, habitem já três sotaques diferentes! O que não seria assim muito grave se eu não os misturasse e não usasse expressões alentejanas e/ou algarvias a falar normalmente com as pessoas cá de Coimbra, porque isso provoca geralmente uma cara de confusão seguido de um "HÃ?!?"
É que eu digo coisas como:
marafada
almariada
moss deb
buzaranha
pial
cachola

e por ai fora no meio das minhas frases...


Mas, como é óbvio, vocês perceberam toda e qualquer palavra das acima escritas, não?

27 cores:

Belinha disse...

looooooool deixa lá...cmg tb se passa o mm...principalmente quando vou a Lx e começo a falar na boa como se estivesse em Viseu, norte...e tal e coiso lololol
temos de combinar um cafezito!! tamos pertinho eheh
bjoca

Belinha disse...

ah! e sim desses termos conheco "cachola" e"marafada" lololol bj

- Sílvia ♔ disse...

Sinceramente não ..
LOL

Suspiro disse...

Eu estou neste preciso momento à priocura de um dicionário porque não percebi nem uma das palavrinhas ;) beijocas

Anónimo disse...

:)
Por acaso eu percebi...pois sou Algarvia e sempre convivi tambem com Alentejanos!!

E isso tambem ja me aconteceu varias vezes durante a minha estadia em Lisboa!

Regionalismos!!!

Kaja e 15 disse...

Cachola...

o resto é paisagem ;)

Vou descobrir o significado das outras... Soar, até soam bem, agora saber o que é... isso é que complica tudo ;)

Cmp's
Kaja

Unknown disse...

Pois, no ínicio ficava a olhar para ti e tu rias-te mas agora já percebo quase tudo. No entanto ainda hoje me surpreendes com uma pérola de vez em quando. Beijos gigantes paixão:-)

Daniela disse...

Quando venho do Alentejo para Lisboa fico com um sotaque um "bocadinho" estranho, ahaha, mas até é engraçado.

Das palavras que disseste a única que não percebi foi "buzaranha". Nunca ouvi tal coisa!

Beijinhos***

Anónimo disse...

Agora fiquei curiosa.
Traduz, please!!!

a Gaja disse...

Marafada e almariada conheço muito bem...moss deb também, mas já não uso muito. de resto tenho a sensação que já ouvi mas cá me cheira que são expressoes mais usadas no alentejo.

Quando saio de Faro e vou para qualquer lugar deste país todos sabem que sou uma algarvia, tenho um sotaque mesmo algarvio...mas até gosto lol

Joana disse...

Sim!! Uso muito o marafada e o almariada!

Pinkk Candy disse...

eu só não entendo buzaranha
pial!!!
na diversidade é que está a riqueza :-)

kiss

Galo disse...

Pode dizer-se que expressões regionais tu tens "avonde".
Pra mim só são estranhas a "buzaranha" e "moss deb".
Agora nem isso. Fui ver e "buzaranha" é ventania.
É uma ventania tão grande ca gente nem se pode "assomar" à porta.

Beijo

Olhos Dourados disse...

Humm... não percebi nem uma palavra...

Odalisca disse...

Pelo menos as alentejanas eu percebo :P

Alex Fernandes disse...

Eu cá sou lisboeta. :)

Cuca disse...

Eu percebi ou não fosse eu lisboeta com costelas algarvias oriundos de Salir e de Faro (essa bela cidade). A minha avó muito usava as expressões "almariada" e "marafada" mas o meu pai usa muito o "cachola". Agora pelo alentejo (e falo do Baixo) nunca senti grande simpatia. É que nunca fui feliz por aquelas bandas... que me desculpem os alentejanos. Sem ofensa.

Anónimo disse...

eheheh eu percebi todas :D

Li disse...

Também não percebi buzaranha! lol Sim senhora não sabia que eras alentejana! lol

mjf disse...

Olá!
Quieres mesmo a verdade=(((

Beijocas

maria teresa disse...

Eu não conhecia três mas também não me esforcei para procurar saber.
Num contexto talvez entendesse...
Bj

Na America Profunda disse...

Ora aqui em casa tambem vai ca uma misturada eu sou d norte o meu gajo alentejano de gema mas eu ja comeco a entender uma "migalha" lol
e adoro o Alentejo lindo lindo

Miss Pleasures disse...

Cachola!!! Isso eu sei... mas o resto... :S

Bruno disse...

de todas elas a única que não conheço é "buzaranha"... hã??? lool
beijinhos

Pepita Chocolate disse...

Todas , todas não percebi!
MAs sempre se escapam algumas.

Acho muita piada às expressões típicas das regiões. Faz com que haja uma espécie de cartão de visita personalizado.

Beijoca e bom fim-de-semana!

Anuska disse...

Ah tá explicado

Anónimo disse...

Everything about horse betting

So what is wrong with horse racing? Well, for lack of a better answer... horse racing. By that we mean the tradition mired establishment of horse racing where "because we've always done it that way" seems to be the golden rule.
[url=http://www.pulsebet.com]horce racing bets[/url]
In the United Kingdom, there are races that involve obstacles (either hurdles or fences) called National Hunt racing and those that are unobstructed races over a given distance (flat racing). The UK has provided many of the sport's greatest ever jockeys, most notably Gordon Richards.


Some of horse racing's most legendary names failed to capture this event. Man o' War managed only 2 out of the 3 legs (did not start in the Kentucky Derby); Seabiscuit, after losing 17 straight races as a two year old wasn't even considered (although he did later beat 1937's Triple Crown winner, War Admiral in a match race); Cigar never competed, starting his great winning streak late in his fourth year.

[url=http://www.pulsebet.com]horce racing[/url]
On paper, Barbaro is the horse to beat, and after his decisive win at the Kentucky Derby, he appears capable of beating all comers. But this is horse racing and no matter how it looks on paper we still have to run the race.